domingo, 15 de maio de 2011

Que tal usar o Facebook como vitrine do seu trabalho?

Checar o perfil de um candidato no Facebook já virou rotina de boa parte dos recrutadores. Isso não é para menos. De acordo com o último relatório da empresa, 13 milhões de brasileiros já aderiram a rede arquitetada por Mark Zuckerberg.

 

Para se destacar em meio a tanta gente ou não perder um emprego por causa de um deslize virtual homérico, é preciso encarar essa rede de uma maneira mais estratégica. EXAME.com listou alguns passos para que você use o seu perfil do Facebook para cativar os recrutadores.


1. Decrete a falência da sua fazenda no Farmville: o primeiro passo para transformar seu perfil no Facebook em ferramenta de trabalho é fazer um pente fino em tudo o que não tem qualquer conexão com o ambiente corporativo. Fotos pessoais, jogos como Farmville e até comentários pouco pertinentes dos amigos devem ser abolidos do seu perfil. Se você não quiser se desfazer de tudo isso, crie um perfil alternativo para o trabalho.

2. A versão formal de você: feita a faxina geral, é hora de criar um perfil com mais cara de currículo. E, nesse ponto, a regra é ser objetivo. Portanto, nada de frases de efeito ou com caráter duvidoso no campo “sobre mim”. Antes, descreva suas habilidades e aspirações profissionais.

3. Panorama profissional: aproveite o campo “empregadores” para colocar o nome de todas as empresas em que trabalhou - mesmo se por um curto período de tempo. Atenção também para o campo Projetos. Nesse ponto, é possível criar um inventário de todo seu trabalho e principais resultados.

Quer saber mais? Acesse aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário