domingo, 15 de maio de 2011

Gestão por Competências em órgãos públicos é possível?


Rogério Leme, MBA em Gestão de Pessoas, é autor do livro "Gestão por Competências no Setor Público" em seu trabalho o autor quis sensibilizar sobre as diferenças culturais existentes e que afetam diretamente nesse processo. Leme acredita que é crescente o número de empresas públicas que adotam a Gestão por Competências, pois existe a necessidade da busca por soluções que contribuem para sistematizar os processos de gestão e avaliação dos servidores, não apenas para atender demandas alheias, mas para promover o desenvolvimento dos seus servidores e proporcionar serviços de melhor qualidade aos cidadãos. Em entrevista ao Portal RH.com Rogério Leme esclarece alguns aspectos sobre a Gestão por Competência em órgãos públicos.

Quais os desafios mais significativos que o setor público enfrenta diante da Gestão por Competências?

Rogério Leme: Quebrar paradigmas dos atuais modelos de avaliação de pessoas e a construção de um instrumento com credibilidade, levando a clareza das diretrizes que a proposta de gestão oferece. 

Existem requisitos para que uma empresa pública implante a Gestão por Competências?

Rogério Leme: Sim. Dentre esses, destacaria: contar com o apoio da alta gestão e ter espírito aberto para debate. Sem um forte e amplo apoio da alta administração dificilmente o projeto consegue ser implantado e sem o envolvimento dos servidores por meio de debates e de forte comunicação, dificilmente o projeto consegue ser sustentado.

Que mudanças ocorrem nas organizações públicas que implantam a Gestão por Competências?

Rogério Leme: Uma área de Recursos Humanos estruturada, voltada para questões objetivas e assertivas quanto ao desenvolvimento das competências de seus servidores e a instauração do sentimento de transparência, justiça e meritocracia que se materializa com as ações complementares dos Recursos Humanos. É uma fase nova na Gestão de Pessoas.

Deseja saber mais sobre o assunto? Que tal ler o livro: "Gestão por Competências no Setor Público"?

Edição: 1º
Editora: Qualitymark
Ano: 2011
Páginas: 208

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