"O candidato tem que pensar: se eu fosse procurar uma pessoa para esse cargo, que tipo de palavras colocaria no campo de busca?", diz o headhunter da consultoria Michael Page, Macerlo Cuellar.
Não basta inserir o seu currículo na rede é preciso fazer com que ele seja visto! De acordo com especialistas, os candidatos devem ser criativos, objetivos e precisos no uso da web. Conheça cinco dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa:
1. Invista em palavras-chave
A regra básica é apostar nas palavras certas. Fica em evidência no Google, ou em outros sistemas de busca, quem souber escolher os termos certos para compor o currículo. A sugestão é fugir dos adjetivos vagos e usar fatos e termos mais precisos.Colocar o nome de todas as empresas em que trabalhou - mesmo se por um curto período de tempo - também é essencial para que o currículo se destaque nos sistemas de busca.
2. Preencha todos os campos
Na hora de fazer o cadastro nos sites especializados em recrutamento online, fique atento para preencher todos os campos. De acordo com ela, quanto mais detalhista o candidato for, melhor. Isso significa, por exemplo, que é importante descrever as atividades que exerceu nas das empresas em que já atuou.
3. Aprofunde com links
Para tornar seu currículo mais relevante, nesse sentido, utilize hiperlinks. O formato da internet oferece condições para que você cumpra o básico em uma página, mas explore mais alternativas através dos links.
4. Abuse dos serviços da internet
As ferramentas colaborativas da internet podem ser ótimos aliados para quem procura um emprego. Criar blogs, sites ou simplesmente manter uma conta de Twitter com conteúdo profissional é essencial para se destacar nesse universo.
5. Não se esqueça do básico
Errar no português é um dos principais pecados capitais em um processo de seleção. Mesmo na web, esse deslize pode culminar em eliminação.
Enfim, faça de tudo para aparecer, mas sem perder o equilíbrio e a coerência com seu perfil profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário